Buscar no Site:       Procenge        
Contato Sobre CyberArtes Acervo Encontrei por Aí Dicas & Curiosidades Aprenda Mais Artista da Semana Home

 

[ 331 ]

Reflexo do Verniz

Tamanho da Letra: Normal +1 +2 +3 Fundo Branco Fundo Preto


Reflexo do Verniz
Estive discutindo esse assunto recentemente e me lembrei de já haver abordado essa questão aqui em CyberArtes.  Visitei uma artista e ela pensava em aplicar uma camada de verniz sobre um trabalho recentemente acabado, usando tinta óleo. Alguns pintores procuram realçar o brilho das suas pinturas a óleo, aplicando uma leve camada de verniz depois do trabalho pronto e seco. De fato, o verniz empresta um brilho mais vigoroso ao quadro, mas traz também um outro efeito, completamente indesejável.  Fica sobre a tela um reflexo produzido pelo verniz e o resultado é que somente em raras posições é possível ver o quadro por inteiro, pois normalmente uma parte apresenta um reflexo que dificulta a visualização.


Não encontrei nenhuma imagem que ilustrasse bem essa matéria.  A imagem acima foi achada no endereço http://www.misturadecores.blogspot.com/ e trata-se de um pastel sobre papel.  Deve ter sido usado verniz, como é comum para fixar o papel e isso acabou por refletir o flash da máquina.


Eu acho que a tinta óleo já tem um brilho natural que é suficiente. Usando o verniz é realmente é muito difícil se conseguir uma posição que possibilite ver o quadro inteiro, sem a interferência de uma mancha com reflexo. Fotografar então, é quase impossível. Quando você pensar portanto, no brilho do verniz, pense também nesse efeito secundário, esse do reflexo indesejado.  

Depois de publicada essa matéria recebemos de D'Noronha a contribuição abaixo.  Não sabemos se D'Noronha é Ige D'Aquino ou Lilita de Noronha.  D'Aquino é irmão de Lilita e perdemos o controle porque o endereço de e-mail é diferente do que consta nas duas matérias que publicamos sobre esses dois artistas.  É uma boa oportunidade de recebermos esclarecimentos para atualizar nosso livrinho de endereços. De qualq    uer forma, agradecemos a contribuição e publicamos na íntegra.
  • "Costumo passar um verniz sobre as telas pintadas com tintas acrílicas e após a secagem, aplicar um verniz mate (fosco). isto deixa o trabalho protegido e sem aquele brilho indesejável."

 

                                                          


 

Por Rê Rodrigues – artista plástica

   


Ajude Cyberartes, compartilhe este artigo com seus amigos:

 
 
 

 

 

 

Procenge