Buscar no Site:       Procenge        
Contato Sobre CyberArtes Acervo Encontrei por Aí Dicas & Curiosidades Aprenda Mais Artista da Semana Home

 

[ 335 ]

As Crianças e o Desenho

Tamanho da Letra: Normal +1 +2 +3 Fundo Branco Fundo Preto


As Crianças e o Desenho
Os rabiscos do lápis no papel são a primeira atividade artística nas crianças.  As vezes é o giz no quadro ou na parede, qualquer coisa que sirva para riscar e produzir um registro.  A criança percebe isso com curiosidade e observa, nem sempre atentamente, os adultos formarem figuras. Dentro da limitação de compreensão e de domínio dos próprios gestos, a criança vai experimentando os riscos e rabiscos que é capaz de produzir.  Então, é preciso que se compreenda, que aquilo não é só bagunça.  Também significa o início da sua capacidade de externar o próprio sentimento.  Algumas crianças certamente possuem uma tendência maior, uma habilidade maior do que outras mas todas devem ser estimuladas a desenhar porque esse ato representa uma exteriorização das emoções e é importante como fator de aprendizado.


Desenho infantil – dos primeiros rabiscos até formas já definidas. Retirado do site especializado em desenho infantil  http://www.abrantes.interdinamica.pt/

Brincar de desenhar, mesmo que a criança não tenha habilidade natural ou talento, ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, desenvolve a inteligência e a capacidade criativa, contribui no processo da comunicação social, provoca o mundo da fantasia, diverte, acalma e sempre será uma pista para que os adultos compreendam o que se passa naquela cabecinha.  Pais e professores devem estar atentos. As crianças aprendem com os desenhos a realidade de curvas e retas, a distribuição dos tamanhos e proporções dentro do espaço disponível na folha e até conceitos de cores, bonito e feio, movimento, emoção, tudo.

                                                           

 

Por Rê Rodrigues -mãe
E Ronaldo Carneiro Leão–pai de pai e de mãe
   


Ajude Cyberartes, compartilhe este artigo com seus amigos:

 
 
 

 

 

 

Procenge