Buscar no Site:       Procenge        
Contato Sobre CyberArtes Acervo Encontrei por Aí Dicas & Curiosidades Aprenda Mais Artista da Semana Home

 

[ 499 ]

UMBRA

Tamanho da Letra: Normal +1 +2 +3 Fundo Branco Fundo Preto

Fernando Cardoso é aquele tipo de artista que toma extremo cuidado com o resultado do seu trabalho, cuida de todos os detalhes atribuindo enorme importância a cada um deles e ao conjunto e não deixa de lado as imperfeições até que desapareçam. Alie-se a isso uma imensa criatividade e você começa a entrar no ambiente do que foi a UMBRA,  onde o artista embrenhou-se no complexo e misterioso mundo das sombras. É daí de onde vem o termo. Tem que ter uma certa ousadia para meter-se por esse caminho mas nada parece intimidar esse artista.

 

 

Já escrevemos em CyberArtes uma matéria sobre Fernando Cardoso e a sua série de esculturas sobre pezões ( http://www.cyberartes.com.br/artigo/?i=1454&m=44 ) e nessa ocasião enfatizamos a escolha do invulgar como tema.  Agora ele resolve usar as sombra.  Na verdade ele usou a luz e a sombra é uma conseqüência inevitável do uso da luz.  Ao projetar a sombra de suas figuras esguias e elegantes, Cardoso criou uma outra situação interessante.  Ao circular entre as escultura os observador não consegue evitar de projetar a própria sombra e assim, obrigatoriamente, participar.

 

 

 

Deve ter dado um trabalho danado planejar tudo isso, incluindo aí a permanentemente mutável participação dos múltiplos observadores. O conjunto dessas sombras e movimentos é a verdadeira escultura. E única, porque cada observador tem uma visão própria que se modifica a cada momento.  Ainda tinha a força de uma música misteriosa que ajudava a criar um universo meio fantasmagórico. Enfim,.....ambicioso, o artista.

 

 

Se você foi convidado e não apareceu, arrependa-se e não falte da próxima vez.  É o que acontece comigo.  Fui convidado, não compareci porque, convenhamos, do Recife até São Paulo não é exatamente como ir ali na esquina e no dia eu estava com preguiça até de ir na esquina.  Mas estou arrependido porque UMBRA deve ter sido assim super legal e bem que teria valido a pena essa chatice de trafegar por aeroportos. 

 

 

Fernando Cardoso é administrador de empresas, tem um currículo pesado e uma inteligência viva, dessas que não param de funcionar e inventar coisa. É também diretor sócio de uma empresa chamada Integração – Escola de Negócios (http://www.integracao.com.br/ ). Aqui no Recife estamos precisando muito de empresas desse tipo em face da enorme demanda criada por Suape e outro dia fui convidado para investir nessa área.  O convite está amadurecendo.

 

 

Já o convite de Fernanco Cardoso para o UMBRA mandei imediatamente para a minha lista e se você não foi, perdeu mesmo.   Mas não faz mal: vamos sobreviver e na próxima nos encontramos. 

 

 

Por Ronaldo Carneiro Leão – precisando ir a Sampa

E Rê Rodrigues – e as minhas milhas, onde estão?



Ajude Cyberartes, compartilhe este artigo com seus amigos:

 
 
 

 

 

 

Procenge