Buscar no Site:       Procenge        
Contato Sobre CyberArtes Acervo Encontrei por Aí Dicas & Curiosidades Aprenda Mais Artista da Semana Home

 

[ 551 ]

Suely Brasileiro

Tamanho da Letra: Normal +1 +2 +3 Fundo Branco Fundo Preto

A argila tem sido utilizada pelo homem desde a mais remota antiguidade, quando ainda nos reuníamos em volta de uma fogueira em busca de calor e proteção. Foi com argila que os nossos antepassados urdiram os primeiros objetos utilitários e também de arte. Acho que a argila rivaliza com os primeiros garatujos pintados nos recônditos da cavernas.  Por isso é difícil imaginar uma arte moderna e sofisticada feita a partir desse material.  Mas quando você olha para o trabalho de Suely Brasileiro essa idéia desaparece imediatamente.

 

  

 

A argila é a base para a cerâmica e da mesma forma como serve para construir os antigos tijolos, é usada também na fabricação de modernos semicondutores utilizados nos computadores.  Suely está mais para esse lado.  Na realidade ela consegue manter uma simplicidade nas formas que nos remete ao primitivo mas ao mesmo tempo encontra um traço atualíssimo, cheio de vigor e inovação.  Isso combina com o seu temperamento, eternamente em busca de idéias e aberto ao que é novo.

 

  

 

A arte de Suely é absolutamente atual.  Ela consegue excelentes efeitos usando harmonia e contraste dos seus trabalho em cerâmica com o vidro, metais, pedras e espelhos.  Nada a ver com simplicidade.  Os efeitos são elegantes e sofisticados e a forma como ela consegue tudo isso a partir de material simples como a cerâmica é melhor vocês perguntarem a ela pois é uma mágica que não me arvoro de interpretar e esclarecer.  Coisa mesmo de artista e artista, vocês sabem, é capaz de pensar o impensável e realizar o impossível.

 

  

 

Suely é de temperamento irrequieto. A situação não lhe satisfaz, qualquer que seja. Ela busca, experimenta, ousa.  Nem sempre acerta mas vai aprendendo e criando novas possibilidades.  E aí tropeça em novas soluções.  Tropeça?  Claro que não.  Encontra, é um melhor termo.  Ela nos sugere uma arrumação da monocrômia com a profusão de cores e o efeito da absolutamente certo.  Suely cria um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor.

 

  

 

Suely Brasileiro é arquiteta e olha para as coisas com esse olhar de arquiteta, onde prevalece a questão da ambientação, funcionalidade e até de transformação social. É essa preocupação social e ambiental que a move em direção ao Projeto Delta Zero, recentemente lançado no Recife e que procura unir arte, tecnologia e inovação. Ela enquadra-se bem nessa filosofia.

 

  

 

A artista tem um espaço muito bonito onde recebe clientes e discute projetos de ambientação.  O lugar é delicioso.  Fica ali na rua da Moeda, bem em frente ao Paço Alfândega. Alias, a melhor decoração de natal já feita pelo Paço Alfândega em todos os tempo teve a assinatura de Suely Brasileiro, que manteve uma loja lá por algum tempo. 

 

    

 

 

A argila nunca ficará ultrapassada. Pelo menos, enquanto houver talentos como o de Suely Brasileiro, capazes de transformar o simples no elegante e o rudimentar no sofisticado. Esse talento, nascido com a sorte e desenvolvido com o estudo e o sacrifício, é o que diferencia o artista das pessoas outras. Ao artista cabe a responsabilidade de transmudar uma porção de barro em obra de arte. Aos demais, cabe a sorte da apreciação.

 

                                   Por Ronaldo Carneiro Leão – satisfeitíssimo com o que viu

                                   E Rê Rodrigues –admiradíssima também

 

 

Suely Brasileiro

R. da Moeda, 137, Bairro do Recife, CEP: 50030-040. Fone: 55 81 3225.1322/ 9174.9599

www.tracosdobrasil.com.br / www.suelybrasileiro.arq.br



Ajude Cyberartes, compartilhe este artigo com seus amigos:

 
 
 

 

 

 

Procenge