É necessário que todos cuidem e garantam de uma boa qualidade de vida. Cuidados diários com a saúde física e mental devem ser primordiais, pois devemos garantir de mais qualidade de vida da melhor maneira possível. Porém, os cuidados conosco não devem ser somente em partes ou locais específicos, mas sim de todo o nosso corpo e organismo de maneira geral.

As dietas e a prática de atividades físicas garantem do bom funcionamento do organismo, atuam na prevenção e controle de diversas doenças, causam bem-estar e reduzem os níveis de estresse do nosso corpo. Entretanto, os cuidados com a saúde bucal também devem ser realizados diariamente e com o acompanhamento de dentista especialista, para não acarretar em problemas futuros e prevenir tratamentos mais rigorosos.

Algumas pessoas acabam por descuidar de pequenos detalhes da saúde bucal, podendo acarretar variados problemas e incômodos futuros. Detalhes diários podem ajudar a prevenir estes problemas, além de, também, auxiliarem na qualidade da saúde bucal. Um exemplo disto é evitar mastigar alimentos duros nas refeições e lanches, como grãos, balas muito duras, ossos de carnes, gelo, bolachas e muitos outros, para que o dente não acabe se desgastando ou quebrando durante o processo.

Ao se quebrar ou rachar, um dente fica propenso à entrada de bactérias, causando dores e infecções. É preciso, também, evitar a quebra dos dentes por meio de quedas ou fortes batidas na face, que possam prejudicar a dentição e a mandíbula.

Se este último caso for o ocorrido, é necessário que o sangue seja estancado e o paciente utilize de gelos ou picolés para evitar o inchaço, recorrendo ao médico o mais rápido possível – principalmente se for o caso em um dente permanente. Para isto, o aconselhável é realizar um tratamento de implantodontia.

Outros problemas bucais que também afetam nossa saúde e bem-estar diário são as aftas e herpes bucais. As aftas, citadas no site da Oral B, são pequenas lesões não contagiosas que surgem na parte externa da boca, bochechas, gengivas e lábios, com aparência redonda e interior esbranquiçado e vermelho. Estas lesões são resolvidas em poucos dias ou semanas, com o auxílio de pomadas específicas.

Os herpes são infecções por vírus e pode durar anos, é transmissível por contato direto e aspecto semelhante ao das aftas. Ambas causam desconforto e devem ser tratadas por um dentista especialista.

A DTM (Disfunção TemporoMandibular) é uma disfunção que impede a ATM (Articulação TemporoMandibular) a funcionar corretamente. Segundo informações do programa Bem Estar, da Globo, a DTM é uma doença crônica e atinge 3% da população mundial, causa complicações como o bruxismo, o ranger de dentes e apertamento. Um médico especialista poderá avaliar o caso e prescrever o melhor tratamento para cada caso.

Se acaso você perceber quaisquer sinais de problemas ou infecções na região bucal, procure rapidamente por profissionais capacitados em áreas específicas para realizar o tratamento. Em Curitiba, você poderá entrar em contato com a Doutora Claudia Pimenta.

Confira este vídeo que ensina como passar fio dental da forma correta, para evitar demais problemas: